quarta-feira, outubro 29, 2008

Reta Final.

Bem, faz tanto tempo que nao escrevo que nem sei onde parei, para variar.

Barcelona foi um sonho, o que dizer deaquele lugar ? Dominei as ruas, bairros, mercados, vi quase tudo que havia para se ver na cidade, sai a noite e voltei as sete da manha para o hotel direto para o cafe da manha, que sensacao incrivel de liberdade - voces nao imaginam o quanto esperei para isso...
Depois de Barcelona, Paris, imaginem um lugar... ...grande, Paris eh grande em todos os sentidos e tudo parece grandioso em Paris, os Palacios, os monumentos, as estatuas, as igrejas, tudo enaltece a grande experiencia que deve ser ser frances (em minha proxima vida quero ser frances) e nao estamos citando Napoleao ainda...
A torre Eifell eh muito maior do que esperava, mesmo sabendo as dimensoes ainda me surpreendi ao ve-la ao vivo e acreditem, parece um exagero como tudo na Franca.
Ao andar pelas ruas pela primeira vez, tive a mesma sensacao que tenho cada vez que abro uma revista de moda : a sensacao de que sou feio, barbaro ate, comparado as pessoas bonitas e bem-vestidas de Paris (nao da Franca, Marseilhe nao se assemelha tanto) me senti um orangotango feio e mal-cheiroso se comparado aos Parisienses - tive uma experiencia mal-sucedida com a comida em primeira instancia mas pude apreciar um pouco da culinaria francesa e ir ao supermercado na franca eh por si so, uma aula de culinaria tanto nos temperos quanto nas mercadorias, a variedade de tudo eh surpreendente e cada vez mais acredito que para ser um chef de respeito, eh preciso morar na Franca por pelo menos um ano.
Amsterdam comecou com chuva e frio, um hotel vagabundo e uma noite maravilhosa - Amsterdam eh a disneylandia para adultos - tudo que os outros paises escondem debaixo do tapete, Amsterdam faz questao de mostrar e mais, faz disso seu diferencial. O distrito da luz vermelha com suas vitrines (com o melhor e o pior do mercado), a venda de maconha, haxixe e o que mais possa ser enrolado e fumado nos bares, a liberdade de escolha das pessoas faz do lugar ate um paradoxo de si mesmo e um ponto de reflexao a todo o resto do mundo, como seriamos se fossemos todos livres ? Segundo Amsterdam, nem sinal de caos.
Comprei o basico misturado com tabaco, fumei em um bar - escolhi de um cardapio (?) dentro do Bulldog bar e sentei-me do lado de fora juntando-me aos turistas, os casais de meia idade e ate os Avos que estavam fumando seu baseado na mais pura paz e tranquilidade do mundo... ...ao meu lado, estava um casal de mais ou menos sessenta anos que dividia seu baseado muito romanticamente. Claro que meia hora depois estava transtornado, ria sem parar e devorei um Burger King package em segundos antes de pegar o Tram de volta para o hotel antes da meia-noite (acreditem, a ultima coisa que eu precisava era de uma noitada).
O cansaco do navio ainda esta pegando, ainda tenho dores nas costas e sinto-me abatido do nada, as vezes atacado por uma onda de sono ou simplesmente meu corpo recusa-se a responder a minha excitacao. Fui avisado que isso iria acontecer por umas duas semanas pelo menos.
Londres eh um choque.
Para nos paulistanos, fica dificil se ver e estar em uma cidade maior que Sao Paulo e nossa arrogancia nao fica tao evidente ate que estejamos em Londres ou Nova York - a loucura de ruas entupidas de gente, caos no metro, gente por todos os lados... ...Londres eh cara, e assim como a Franca, ostenta os sinais de grandeza de um ex-pais mais rico do mundo com seus castelos, parlamentos e igrejas interminaveis, Soho eh bem legal, Museu Madame Tusseau (nao lembro se escreve-se assim) e suas lojas elegantes, a Harrods (carissima) eh um tapa na cara da classe media com seus andares lindissimos, precos exorbitantes e uma estatua de Dodi & Diana de gosto extremamente duvidoso (inocentes vitimas, diz a inscricao logo abaixo da imagem de Dodi e Diana flutuando com passaros) que me deu arrepios. A parte culinaria da Harrods eh de enlouquecer, pecas de carne quase pornograficas, vinda de diversas partes da Europa, Charcuterie entao... ...o bar de caviar e champagne te poem em seu devido lugar, principalmente quando cobram £ 45,00 por uma entrada apenas composta de 6 ostras rockfeller. Vi camisetas de £ 150.00, o que para se ter uma ideia em reais, basta multiplicar por 5.
Amanha, pego meu voo para Barcelona, e depois Brasil.
Nao sei se estou pronto para o Brasil; o sonho da Europa ainda esta em minha cabeca, talvez nao devesse voltar, mas se nasce eu um pais por alguma razao talvez.
Nao sei o que o Brasil tem a me oferecer, e tenho medo do que talvez tenha a oferecer, talvez eu nasci para rodar o mundo, nao sei.

So sei que por agora, estou feliz de passar um tempo no Brasil, seja la quanto for.

2 comentários:

Anônimo disse...

EEEEEEEEEEEEEEEE mac.... duma figa, hahahaha....Ta chegando heimmmmmmmmmmm, parece que esse é o ultimo post dessa sua aventura, então esse é o ultimo coments, te espero por aqui para no minimo uma loira num lugar escuro com cheiro estranho, lembra...hahahah...Abraços...Até a volta......

Anônimo disse...

Ola
Gostei do blog.
Paulo
Portugal

 
Zilek : Immobilier Vervins
Immobilier
Vervins