quinta-feira, julho 16, 2009

O triste caminhar da meia noite.

Eu começo a noite as cinco da tarde - coisa de louco.

Louco mesmo é o marasmo que nos abate antes do serviço, as praças montadas, os uniformes ainda limpos e aquele ocasional "um pato confit, marcha-e-sai" quero morrer de catapora enquanto vejo a lista de reservas pendurada na parede me dizendo que exatamente 150 pessoas vão passar por ali e deixar seus ricos 10% para o papai aqui. Mas são oito e meia já e neca de pitibiribas, o salão está lotado e nada das comandas serem cuspidas pela impressora o que deixa a calmaria antes da tempestade meio que óbvia, cacete, eu quero que os infelizes larguem aquela taça de vinho e peçam logo. Aí, começa a chuva, lá pelas nove (estamos desde as sete esperando) e vem a turbulência do caramba - Corre que o carré tá saindo, olha pra não perder a marcha da maldita Bisteca (que leva 10 mins.de forno) e me vejo atirando coisas no forno atulhado e ocasionais queimas acontecem, esta semana, duas Joanas D'arc surgiram de meus fornos (uma delas, Joana Duck, um pato confit)e toca eu atirar outra perna cabeluda e engordurada de pato no forno antes que alguém perceba.
Aí, a loucura segue até as dez e tanto, depois vem os gatos pingados que pedem um filé au poivre dividido - aquele majestoso filé vira dois tequinhos de carne que valem menos que um danoninho, e você não tem dinheiro para comer no restaurante please, vá ao Mac, eles têm um cardápio apropriado para você.
Aí, à meia-noite, o último freguês (um sádico que não sabe que pobre também dorme) pede um Poivre bem-passado: um filé de 300 gr. cozido ao irreconhecimento é no mínimo um desrespeito ao boi que morreu por ele sem falar que vai demorar horrores para ficar pronto, pronto falei.

Aí, sobra para a equipe lavar a cozinha à meia noite e meia e sair de lá depois das uma...
Porra, eu não tenho paciência - fora os idiotas que pedem para passar mais o atum, ou não sabem o que pediram ou têm mau gosto mesmo.
Eu odeio fast-food, mas invejo quem tem clietes que tem que decidir o que querem em segundos, o cara fica lá naquela pressão e a fila atrás para empurrar.
Se vocês reservarem a mesa pra 20:30, apareçam na hora, não as 22:30 como uma mesa teve o displante de fazer e rezem pelo nosso humor.

Comida bem-feita é feita com tempo e paciência, e nos faltam ambos.

Nenhum comentário:

 
Zilek : Immobilier Vervins
Immobilier
Vervins