sexta-feira, julho 09, 2004

Eu tive fora uns dias...

Hoje, parece que nada ia para frente;
Cheguei ao trabalho ja naquela pinimba toda, procurando defeito em tudo (o pior, achei) todo o meu estoque das geladeiras estava vazio, ninguem moveu uma palha sequer para ajudar o pobre Chef aqui, tenho vontade de morrer de catapora quando estes dias acontecem - o forno queima mais rapido (a nao ser quando estou vigiando o que esta dentro, ahi, cozinha beeeeem devagarinho) a fritadeira jorra meio litro de gordura no meu braco para fritar meia porcao de batata-frita e a droga do carneiro explodiu dentro do microondas sem motivo aparente; hoje foi o dia.
A lavadora de loucas industrial (OLD BITCH, apelidada por mim) rateou, resmungou e custava a lavar os pratos decentemente e para variar, comecou a vazar novamente fazendo com que meia cozinha ficasse extremamente escorregadia: o que nao ajuda enquanto se esta correndo para servir um restaurante lotado - esquiei, patinei e amaldicoei a cada escorregao seguido de uma trombada na primeira parede que encontrasse atravessando a minha frente. O tal do ajudante acidentado chegou mais lerdo que costume, talvez por algum dano cerebral, ou pela quantidade de maconha que consome (voces escolhem a mais divertida) e eu observava enquanto corria de um lado para outro o esmero que ele tinha em limpar uma frigideira, olhar para o fundo, limpar de novo, olhar... ...parecia um interminavel ritual da frigideira sagrada, o odio estampado em meus olhos nao funcionava como incentivo para uma lavagem de louca limpa e coesa (sem falar rapida e dinamica). Todas as encomendas chegaram de uma vez soh, fazendo com que tivesse que por tudo nos freezers e camara fria o mais rapidamente possivel enquanto esperava pacientemente pelo padeiro (que atrasou) e pelos malditos garcons e garconetes que demoram para recolher os pratos e depois reclamam que estao frios, te obrigando a jogar um monte de comida fora (e fazer tudo de novo). O exaustor estava num silencio suspeito, o pure de batatas acabou bem no meio do almoco (toca eu, jogar 10 kgs de batata em uma panela do tamanho do vaticano) enquanto corto tomates, pimentao, e tiro cada particula de gergelim de um prato (cujo ingrediente seria GERGELIM) a pedido de um dos clientes que nao tem nada melhor a fazer do que exigencias estupidas em um restaurante. Piquei tanta coisa, que se jogassem um poodle sobre minha tabua, em cinco minutos estaria limpo, cortado em cubinhos e pronto para virar torta.
Agora sao ferias escolares aqui tambem, e os restaurantes, cinemas, e todos os lugares estao infestados de criancas que nao comem cebola, alho, pimentao, pepino e qualquer coisa que nao tenha uma mae - todos os pratos tem que ser alterados para os paladares exigentes da pirralhada; adoro criancas, principalmente fritas e com molho madeira.
Alias, a Dona do restaurante (aquela, toda compreensiva e agora me olhando como quem diz "seu traidor") resolveu mostrar a Suzi de novo aos sobrinhos - Suzi e o nome que ela deu as diversas lagostas que mostra aos seus dois sobrinhos - e depois de mostrar uma lagosta morta aos fedelhos, se mandou deixando os pirralhos ali, estarrecidos ao pensar o que teria acontecido a Suzi. Ao passar pelos moleques, eles me perguntaram porque a Suzi nao estava se mexendo, e eu na pressa passando por eles respondi : "Because she's fucking dead". Se nao estivesse de aviso previo, teria perdido meu emprego ali...
O jantar nao trouxe melhores ventos, mas sobrevivi sem maiores danos que nao fossem catar os pedacos de meu orgulho no chao antes de me mandar. Ao parar em um mercadinho fazer compras, estacionei minha moto em frente, e quando eu voltei me deparei com uma cena escatologica - um bebado montado na minha moto empurrando a mesma com as pernas para tentar dar uma voltinha; tirei o desgracado as capacetadas e aos berros de "FUCK OFF" sob os olhares atentos dos transeuntes. Precisa de mais ?
Lembro-me de meu escritorio no Brasil (que nao passava de um Work-station) aonde o ar-condicionado estava sempre a 21 graus, o cafe estava sempre a minha espera e o maior aborrecimento que teria seria a impressora emperrar, a maquina de cafe estar em manutencao ou o chefe me pegar em plena navegacao eletronica. Tudo bem que o salario nao era dos melhores, mas viver em um mundo sem gordura atmosferica ja seria um avanco e tanto na vida de uma pessoa; entrar em meu carro e dirigir em direcao a uma happy hour eh priceless e nao ter ideia de onde vem a comida que te servem em um restaurante eh um dos misterios que movem a nossa igreja.
Meu humor nao eh o mesmo, minha vida eh uma bagunca, e eu nao sei aonde foi parar o Ricardo que entretia as pessoas, parece que ele ficou no Brasil sentado, sem-graca e sem vontade de encontrar o casca-grossa daqui. Fico pensando as vezes o que ELE estaria fazendo, com quem estaria e se estaria feliz, apesar de saber que ELE nem sempre foi feliz. ELE sabia o que queria na maioria das vezes e tentava nao se abalar com as pessoas a volta, esse maroto sabia como conseguir o que queria das pessoas e ate era um bom conselheiro as vezes... ...ja EU, sou sem-graca, tenho vergonha de falar com as pessoas por causa do meu ingles e levo desaforo pra casa constantemente apenas por nao me adequar ao meio. Que inveja que eu tenho DELE.
ELE detestava motos, simplesmente por uma questao de seguranca e ate de elegancia (o capacete detona o cabelo) mas EU tive que optar pelo meio mais barato de locomocao que eh a danada da moto e que se dane se chove ou neva, tive sim, aventuras com minha motinho mas agora tudo que resta eh um nariz sempre trancado pelo frio, que me obriga a comer de boca aberta para respirar - nao consigo imaginar pior.
Por outro lado, ELE nunca vai conhecer esta vida, enquanto EU conheco e me sinto ate orgulhoso de ter chegado tao longe (ate por saber que ELE nao iria tao longe nunca, vive acomodado) e especular o que ELE faria em certas situacoes das quais nao posso reagir e acho graca em pensar nisso.
Na verdade, essa viagem toda entre meus dois mundinhos so faz mostrar o obvio : talvez ELE nao exista mais, talvez ELE esteja esperando EU para juntos fazermos uma festa daquelas, mas isso eh soh especulacao...
E como diz a musica :
EU tive fora uns dias;
EU te odiei uns dias;
Eu quis... Te matar...

E quem sabe EU te matei. Espero que nao - NOS tivemos bons momentos.

Nenhum comentário:

 
Zilek : Immobilier Vervins
Immobilier
Vervins