domingo, janeiro 30, 2005

Sociedade. Socio ou nao ?

Agora tres semanas se passaram e estamos no meio de Dezembro, que eh quando as coisas (supostamente)acontecem, o Verao em toda a sua plena e indefectivel forma preenche as mentes e coracoes das pessoas, roupas leves e sim - vida social acontece principalmente no Verao, os que viverem para ver o Verao, verao.
Eu, de pessoa com vida social praticamente inexistente passei a VIP num piscar de olhos, batizados, casamentos, funerais, abortos, inauguracao de casa de baixo meretricio, churrascos, nao importava o evento la estava eu, sorridente com meu copo em mao e pronto para a proxima.
A Adega em Piedade virou um dos meus pontos-chave aos fins de semana (como todos em Ibiuna) e o pessoal da portaria ja me conhecia, minhas fotos agora saiam no site da balada e ao inves de ver as pessoas la, agora eu tambem seria visto, e ai comecam alguns incomodos de uma "celebridade local", um deles, das pessoas que sao IN em Ibiuna... ...sim, pois existe um grupo social ali, e esse grupo frequenta os mesmos lugares, ve as mesmas pessoas e faz as mesmas fofocas para diferentes pessoas, e quem nao gosta de ver sua foto no jornal local ?
Quanto mais se ve, mais se eh visto e quanto mais visto, mais oportunidades de se encontrar pessoas das quais voce optaria nao ter contato - apos dois anos, desenvolvi uma certa paura para pessoas indesejaveis por pura falta de habito de se livrar de gente que nao merece sua consideracao, na verdade o que sinto quando vejo essas pessoas eh uma imensa preguica de ter que olhar, conversar ou ao menos parecer simpatico - simplesmeste estou desprovido da boa e velha diplomacia social, aquela que torna a vida e a propria sociedade possiveis e quem disser que nunca fingiu um sorriso na boate que atire a primeira freira. Existem aqueles, que apenas pelo fato de todos te cumprimentarem, querem te cumprimentar a todo custo, mesmo tendo passado os ultimos cinco anos ignorando sua existencia : te perseguem com a mao estendida no caminho entre teu braco e seu copo, perguntam como esta e te dao os mortais "tres tapinhas" nas costas que na verdade significa uma sondagem da melhor area para estancar um punhal, outros, simplesmente chegam e perguntam se eu sou o "cara da Nova Zelandia" e fazem milhares de perguntas que nao sao interessantes nem a mim, nem a eles proprios, tudo que eles querem eh agradar os amigos em comum que por um acaso, me conhecem por anos a fio.
Existem aqueles que falavam comigo e depois ficaram estranhos; passavam com um oi rapido e evitavam olhar diretamente na minha cara como se eu fosse portador da lepra (contei pelo menos uns cinco casos agora) e simplesmente nao entendem que nao, nao fiquei rico na Nova Zelandia, nao, nao acho grande coisa ter morado fora do pais, nao, nao me acho melhor que ninguem (bem, alguns..) e sim, eu me lembro que tinhamos o habito de conversar antes da nefasta viagem a NZ. Tudo que peco eh : SINCERIDADE JA !!!
Adoraria que alguem chegasse e dissesse na minha cara : Cara, eu ate te cumprimentaria, mas acontece que nao sou seu amigo, mas poderiamos ser/podemos por favor, nao conversar/ poderia manter distancia ? Garanto que qualquer opcao seria perfeitamente acessivel/aceitavel/viavel segundo as regras da civilidade ditam.
O lado bom sao as pessoas que gratuitamente gostam de voce, apenas por ter ouvido sobre voce atraves dos amigos em comum, estes sim sao em primeira estancia estranhos mas se tornam bons companheiros por afeicao gratuita, coisa rara estes dias.
Entre toda essa fauna, existem aqueles, que se despedem de voce com lagrimas nos olhos, mandam e-mails regularmente, contam para voce comemorar junto a compra do carro, a nova namorada(o), diz o quanto sentiu sua falta em uma festa,lembrou de voce por um filme, fez macarronada do jeito que voce gostava, esperou um, dois anos, guardou um segredo e tem memoria curta para suas cagadas - com gente assim quem precisa conviver em sociedade ?

Trovao e Nanci, valeu por serem meus amigos e principalmente; por nao me darem tres tapinhas nas costas - NUNCA.

3 comentários:

Ricardo Pili disse...

Kim, nao esquenta, os tres tapinhas generalizam o comportamento "tres tapinhas"...
...como advogado, vc deve saber muito bem de que tipo de comportamento eu me refiro. De qualquer jeito, o amor eh reciproco. Beijos a vcs !! Pili

Anônimo disse...

oi querido!!! q nada, isso o q passamos é o q realmente somos e esperávamos q acontecesse, nós juntos só rola muita diversão e sinceridade na certa (o q ainda não decobrimos se é bom ou ruim), mas somos assim... Na verdade, eu nem perguntei muito sobre a sua estada no ESTRANGEIRO, devido a minha ansia de aproveitar tds os minutos ao seu lado pois sabia q logo vc partiria...acho q isso não foi o q aconteceu c/ os autores do famosos tapinhas nas costas
Bjs Te Amodoro
Nanci

Anônimo disse...

oi querido!!! q nada, isso o q passamos é o q realmente somos e esperávamos q acontecesse, nós juntos só rola muita diversão e sinceridade na certa (o q ainda não decobrimos se é bom ou ruim), mas somos assim... Na verdade, eu nem perguntei muito sobre a sua estada no ESTRANGEIRO, devido a minha ansia de aproveitar tds os minutos ao seu lado pois sabia q logo vc partiria...acho q isso não foi o q aconteceu c/ os autores do famosos tapinhas nas costas
Bjs Te Amodoro
Nanci

 
Zilek : Immobilier Vervins
Immobilier
Vervins