sábado, março 05, 2005

Praia, enfim...

Natal passou, alias, foi um otimo Natal (valeu Pri e familia !!) e o ano-novo prometia muito, alias prometia tanto que ninguem sabia exatamente o que faria, aonde iria e com quem estaria - eramos um bando de cegos correndo em meio a um tiroteio na favela Naval tamanha foi a desorganizacao. Eu com certeza, estaria com o Trovao pelo menos, mas as opcoes variaram tanto que entre Guaruja, Floripa e talvez Ubatuba, ficamos com Jureia mesmo soh para variar, afinal nos nuuunca vamos para Jureia para dar um tempo do povo de Ibiuna...
Mas a intencao (ao menos a minha) era que nao importasse o lugar, estariamos juntos e felizes e chegamos ate a vislumbrar o Reveillon na imensa casa da Marina, que inexplicadamente adiou tudo na reta final (agora que estou a milhares de kms de distancia posso falar : a galera ficou puta da vida Ma!!) enfim, acabamos indo para Jureia por livre e espontanea obrigacao. Mas justica seja feita, adorei ir e ficar com minha irma, cunhado e sobrinho e rolar aquele clima familiar, entao maos a obra - filtro solar, repelente, bermudao e camisetas muito largas para disfarcar o barrigao de cerveja.
Fomos saudados na balsa com uma legiao de pernilongos em estado de inanicao; acho ate que eles aprenderam a abrir a porta do carro, os malditos, e cheguei ao outro lado quase precisando de uma tranfusao.
Ver Jureia novamente foi quase uma viagem a adolescencia, apesar de ter ido para la ate antes de me mudar, sempre tem aquele gosto de passado, quando tudo era mais gostoso : a unica coisa que se precisava para se ir a praia era uma bermuda, cinco reais e um maco de marlboro para se dividir em tres e a festa estava armada - musica vinha dos carros estacionados em volta, e a cerveja quando acabava a grana era patrocinada pela tatica de "cerveja no vacuo", estratagema armado para afanar aquelas cervejas que ficam em cima do balcao enquanto os reais consumidores estao de costas, conversando.
O lugar cresceu muito pouco, a pequena vila continua do mesmo jeito mas o publico mudou e muito - a periferia descobriu os encantos de Jureia e agora os moradores vivem uma relacao de amor e odio com os visitantes; se por um lado estes movimentariam a economia do lugar, por outro destroem o clima da praia sujando, badernando e sendo eles mesmos, digamos assim.
O dia seguinte amanheceu com Sol, um belo Sol, escaldante e radiante e imediatamente senti meus pes virando um par de paes franceses de tao inchados (nao estou mais acostumado ao calor, acho) e minha vontade era de ficar deitado, imovel e nu no chao da sala com um potente ventilador ligado, mas a vida eh assim - vamos encarar a praia. Chegamos a Sucursal do Inferno, guardas-sol, esteiras, isopor, cadeiras de nylon que prendem os pelos entre a trama e muita areia entrando no short, ah que saudades da praia. Depois de varias cervejas quentes, decidimos pedir umas porcoes geladas de lula para acompanhar (a infra-estrutura de Jureia eh incrivel, Mediterranee que se cuide) e Tico e Pedrico (suprimidos de minha descricao do grupo, desculpas) brincavam com meu sobrinho enquanto Vanessa aproveitava os momentos de paz ao Sol, que inveja poder ficar estendido ao Sol por quanto tempo quiser.
Apos dois dias, e vermelho como uma lagosta, estamos em casa eu e Trovao, Nanci, que estava no Sul, chegava a porta de casa para dizer "oi, me arrependi e vim para Jureia" para justificar o fracasso do Reveillon perfeito arquitetado meticulosamente para ser um feriado em familia - virou um motim em familia, todos quiseram ir para Jureia, inclusive uma resignada Nanci que exibia seu meio-bronzeado-bem-passado denunciando os motivos para nao se dormir de costas para o Sol. Agora eramos um grupo, quem disse que meu feriado nao iria vingar ? Tudo que eu queria estava lah: Familia e amigos e um inferno tropical, tudo ao mesmo tempo agora.
Tudo correu como esperado, inclusive a implacavel chuva de verao que durou tres dias, nos forcando a ir para casa.
Jureia ainda eh o lugar aonde quero estar, na maioria das vezes.

Nenhum comentário:

 
Zilek : Immobilier Vervins
Immobilier
Vervins