domingo, novembro 06, 2005

Causos da Cozinha

Esses dias, estavamos em mais uma daquelas tardes com tarefas longas, daquelas que tomam horas so em frente da bancada cortando, fatiando, melecando, temperando e tudo que terminar em ando que a cozinha oferece - estavamos cortando Polvo (tem que fazer os cortinhos xadrezadinhos com a faca em cada um, um saco) e comecamos a contar causos da cozinha.
Eu particularmente me lembrei do dia em que recebemos as entregas frias em Queenstown, e tinha que enfiar tudo em nossa minuscula camera fria que por sinal, ja estava abarrotada ate o teto. Como manda o figurino, eu teria que tirar tudo de dentro, checar os baldes, ver o que dava para jogar em recipientes menores, jogar fora o que nao se usaria mais, limpar o chao, as prateleiras e so ai por tudo para dentro.
Chequei as Lagostas (que chegam vivas e agitadas) que chegaram em uma caixa de isopor, contei a quantidade (oito) e pus a tampa de volta e meti a cara na faxina antes que alguma coisa estragasse. O processo todo deve ter levado entre 30 e 40 minutos, comecei a por as caixas para dentro da camara, quando notei o isopor das lagostas - haviam apenas umas duas ainda tentando escalar a parede da caixa.
Sentindo a (horrivel) morte iminente, as desgracadas deram um jeito de abrir a tampa e se mandar - para o meu panico, cada uma custava por volta de quarenta dolares - sai desesperado pela cozinha procurando.
Uma horda de lagostas fugitivas, ao contrario do se que pensa, nao eh uma classe unida ou organizada : elas vagaram erratica e erroneamente em seu caminho por liberdade e tive que buscar uma embaixo do imenso freezer de 500kgs, outra embaixo de uma bancada fixa, outra rumando para a lavanderia nos fundos, uma aparentemente decidiu que o caminho ao banheiro seria o mais seguro a se tomar, uma estava a apenas um metro de distancia no chao da cozinha (acho que ofegante) amaldicoando a falta de exercicios regulares e alimentacao saudavel e apenas uma Lagosta com QI de Einstein (julguei ser a lider da rebeliao) marchava triunfante pela porta dos fundos em seu glorioso caminho ao Lago Wakatipu (levariam horas ainda, mas pelo menos ela tomou a direcao certa).
A situacao era surreal, ate porque eu pensava :
a) No prejuizo que eu ia levar;
b) No absurdo de conseguir perder lagostas, que em terra sao tao velozes quanto as tartarugas;
c) No mico que iria pagar em frente a todo staff.
Felizmente, era no meio da tarde, antes do jantar e ninguem estava na cozinha alem de mim. Ninguem riu da minha cara, a nao ser as lagostas.

Quem ri por ultimo, ri melhor - senti um prazer indescritivel ao atirar cada uma em uma panela fervente...

Nenhum comentário:

 
Zilek : Immobilier Vervins
Immobilier
Vervins