terça-feira, janeiro 08, 2008

Comfort Food. Saia da sua zona de.


Vamos falar sobre culinária, várias pessoas me cobram e eu tenho algumas coisas a dizer sobre essa modinha aí de Comfort Food.
Primeiro, o que seria a tal da Comfort Food ?
Comfort Food é a nova invenção na qual os clientes vão até um restaurante ou supermercado comprar alimentos que induzam ao bem-estar através de reações mnemônicas trazidas pelo sabor, olfato, etc... ...ou seja, sua memória irá trazer 70% do prazer obtido na refeição, os pratos são receitas costumamente preparadas nas casas brasileiras tipo, strogonoff, rocambole de carne, picadinho, brigadeiro, etc... ...para quem viu o filme Ratatouille, é o que acontece com Anton Ego ao provar o Ratatouille, em que se recorda da sua mãe lhe servindo o mesmo - traz lembranças da comidinha da mamãe. Orfãos estão excluídos do mercado, que crueldade.
Os sucos com gominhos lançados recentemente, por exemplo, são baseados no conceito.
Louvável a intenção, trazer uma lembrança antes esquecida de nossa terna infância e ainda lucrar os tubos com isso (quanto custa fazer um picadinho, eis a questão) mas em minha solene e sincera opinião, os clientes merecem mais que isso.
Eu, por exemplo, jamais pegaria meu carro, enfrentaria trânsito, pagaria o manobrista e ficaria esperando por uma mesa comendo torradinha de pão amanhecido para comer um picadinho de carne com chuchu e abobrinha, não obrigado.
Brigadeiro de colher então... ...prefiro um Créme Bruleé bem tostado o açúcar e eu que me vire com o colesterol depois.
Quando vou à um restaurante (para jantar, bem dito) gostaria de ser desafiado pela comida, de me achar um ignorante por não saber como chegaram a tal resultado, ser até insultado pelo prato se for este o caso mas achar que qualquer restaurante vai fazer a lentilha com arroz e pimenta síria igualzinho ao da minha avó, diria, que nem mesmo com as mesmas panelas, a mesma cozinha e os mesmos ingredientes eles farão alguma coisa remotamente parecida (talvez executem até melhor o prato) com a experiência quase religiosa que era comer naquela casa simplesmente pelo fato de que: Ela não está mais lá. Este momento passou e deve ser guardado em minhas memórias mais ternas, agora, é minha vez de criar estes momentos para as pessoas que estão à minha volta.
Pela minha experiência, a grande maioria das pessoas não gosta de se aventurar quando o assunto é comida quando deveriam estar fazendo simplesmente o contrário, comer é também viver um lugar, uma situação, um romance. Se o restaurante fechar, se nunca mais achar aquele prato especial, fazer o quê ? Ao menos você já tem isso em sua memória e nunca irá perder. Achar que servir o mesmo prato de quando se conheceram irá faze-los esquecer da última briga é um erro - como um prato de comida os fará esquecer do cortador de unhas na sala, do chão do banheiro molhado constantemente, da tampa da privada levantada ?
Meu conselho - siga em frente, experimente tudo que lhe interessar e recomende depois.

Saia da sua zona de conforto, sempre.

Nenhum comentário:

 
Zilek : Immobilier Vervins
Immobilier
Vervins