sábado, março 22, 2008

Agadir.

Hoje, paramos em Agadir.

O navio em seu balanco costumeiro me deu bom dia, acordei ja me sentindo cansado pois tive uma noite de sono conturbada - sonhei com pessoas que nao vejo ha muito tempo, sonhei com pessoas que vi ha pouco e tudo misturado (ninguem daqui do navio, pelo menos) mas o dia prometia ser agitado de certa forma, fora a minha conviccao de sair dar uma olhadela em Agadir, a perola do Marrocos.
A manha, como de costume foi complicada e meu nariz escorrendo nao ajudaram (nem a dormir, tambem) mas fui salvo as 10:15hs por um treinamento de emergencia - meu supervisor disse que nao precisava voltar entao iria vagabundar ate as 12:00hs. pelo menos. Nao menos feliz, cruzei logo em seguida com o chef do deck 9 dizendo-me para comecar as duas ao inves da meio-dia, quatro horas de folga !!! Pensei comigo, esta eh a hora e nao deixarei passar, voei para minha cabine, me troquei e la fui eu de bermudao e camiseta ao sol do Marrocos. Sai do gangway (escada) e fiquei pasmo pelas montanhas semi-aridas, as formacoes... ...e pela inexistencia de um porto de verdade, daqueles com lojas, etc... ..apenas conteiners jogados ao leu.
Havia Yuli, uma chef francesa e um rapaz negro, pegando um taxi e logo que me viram me chamaram para rachar a despesa. Saimos do porto em direcao aos Suks, feiras e mercados ao ar livre e no caminho vimos predios impressionantes, mesquitas, burcas e mini-saias entre uma colisao entre o antigo mundo islamico e o nosso moderno ocidental, carros muito antigos em meio a SUVs, tudo ao mesmo tempo agora.
Agadir foi deastada por um terremoto em 1968 e 3/4 da cidade foi ao chao, deixando 15.000 mortos e ate hoje parece estar em reconstrucao.
O mais legal, foi o mercado - cercado por muralhas que parecem berberes, um forte, tem mais de 6km de extensao dentre barracas que vendem quase de tudo, roupas, temperos, sapatos, eletronicos, etc...
Um rapaz se apresentou como guia, e querendo nossos dolares foi mais que prestativo, comprei sabonetes (barras enormes e deliciosas), pasta de dentes Colgate e hidradante e desodorante a uma quantia irrisoria.
Ao final nao resisti e vi uma bolsa de viagem Louis Vuitton, o comerciante queria US$ 45 e eu tinha apenas US$ 40 no bolso sendo que 10 eram destinados ao taxi; apos alguma conversa, ele nao querendo, eu querendo mas fingindo que nao queria, dei as costas e ele arregou me deixando com uma linda bolsa de viagem (meio feminina, eh verdade) que sera util tanto para carregar minha tralha quanto para um belo presente para alguem mais tarde (iria ficar ridiculo eu andando com aquela coisa por ai o tempo todo), mas a verdade eh que a bolsa eh simplesmente tao boa quanto a original - os comerciantes preferem morrer a vender porcaria, descobri. Pena que so la mesmo...
Voltamos com a sensacao de missao cumprida e eu com um pouco de nocao sobre o que estou fazendo aqui nesta jossa ambulante - alguma coisa vai valer a pena eventualmente.
Depois de amanha, Barcelona e dez dias em marselhe para manutencao, quando nao teremos passageiros.

Um barato total este tal de viajar, pena que nao dura muito.

Um comentário:

O Estranho Mundo do Patto disse...

Rick, Bem vindo a Europa, em Barcelona não deixe de tomar "una cerveza Estrella sisplau" (sisplau ou si us plau = por favor em catalão, Estrella é a minha preferida o Iuquim gosta da San Miguel) Chope = Caña, Tira-gostos = Tapas. Todos aqui estão com os pensamentos positivos em você. Abração

 
Zilek : Immobilier Vervins
Immobilier
Vervins