segunda-feira, março 24, 2008

Deu Zebra.

Imagine uma Zebra,

Seu pelo reluzindo ao Sol africano, suas patas fortes e sua pele macia brilham ao forte Sol dos estepes enquanto corre livre, leve e solta em busca de folhas e agua para se refrescar em um espetaculo de liberdade e leveza.
Agora, pensem na mesma zebra, sendo atacada por hienas, desesperadas, selvagens, em busca de comida e sangue - acuada lentamente pelas mais fortes, elas atacam primeiro as partes mais tenras como coxas, lombo e peito ate que o animal entrega-se e as demais oportunistas, de todos os tamanhos e tipos entrem para dilacerar visceras, entranhas, rins e figado em um espetaculo sangrento pela sobrevivencia.
A cozinha central do navio assemelha-se principalmente nos Domingos de manha e tarde, quando o brunch eh servido. Tentei em vao, juntar-me a linha de frente sem sucesso - os chefs Asiaticos e Indianos agrupam-se sobre a comida e montam os pratos como se suas vidas dependessem disso, movem-se erroneamente sem tarefa, instrucoes ou ordenacao certa como as hienas, deseperados por destaque (e promocoes) eles fazem qualquer negocio e nao toleram erros. E ai que eu entro.
Como novo integrante, eu recebo advertencias no minimo estranhas, sobre coisas das quais supostamente nao sei, mas eles adoram chamar a minha atencao e alguns nervos ciumentos ja estao expostos, mas a verdade mesmo, eh que eu sei que sou preferido para certos cargos pois, como disse o sous-chef executivo "voce vai receber merda destes caras sempre, pois voce eh branco". A mais pura verdade, especialmente quando quem decide quem levara as promocoes eh frances.
Anteontem foi um dia nada ortodoxo, primeiro tivemos o brunch de Pascoa que quase nos levou a loucura, a tarde foi anormalmente ocupada e a noite fomos atingidos por volta das 20:00 horas, comandas entravam e entravam, nosso novo chef italiano berrava a 180 Dbs simplesmente porque alem de grosso, o idiota tem uma voz de tenor fudida, chega a estremecer o inox da bancada e pelas oito meia, os alto-falantes emitiam o Codigo Mike, que significa emergencia medica, ocorrendo no salao do Grand Dining. Quando somos admitidos no navio, cada um recebe uma incumbencia especial de seguranca, ou voce vira bombeiro, seguranca, tecnico... ..ou da equipe medica, como eu. Recebemos treinamento a bordo e como tudo mais aqui, consiste em esperar sempre pelo pior (e nao se decepcionar, claro).
Ao ouvir o chamado, sai correndo, larguei avental, frigideira e fui ate o Grand Dining onde as pessoas embasbacadas esperando por mesas na porta e demais comensais abriam caminho para dez pessoas em atendimento sendo que apenas duas nao estavam em uniformes de chef (agora aquela gente deve ter certeza que medicos sao todos acougueiros) e la estava no chao, desacordado, um senhor de mais ou menos oitenta anos estabacado no chao, com um pouco de remorso rezei internamente para nao ter sido culpa da comida e se fosse, que seja um osso entalado na goela e a culpa teria sido totalmente do passageiro - mas pelo estado avancado de idade, diria que qualquer coisa podia mata-lo, desde uma porcao de pimenta ate uma leve brisa encanada que provocaria uma pneumonia.
Colocamos o senhor na maca enquanto ele acordava, fizemos o check-ups de primeiros
socorros e ele insistia que poderia ir andando, e eu falava que era procedimento padrao sem sucesso de ser ouvido, fiquei com vontade de gritar "NAO PODEMOS PORQUE JA COLOCAMOS VOCE NA PORRA DA MACA,JA ENCOSTAMOS EM VOCE E SE NASCER UMA ESPINHA EM SEU ROSTO< SOMOS OS RESPONSAVEIS", nao me levem a mal, mas tem uns velhinhos que vem para este cruzeiro que simplesmente nao tiveram a decencia de morrer, eh preciso que venha junto a familia toda para move-los, alimenta-los, etc... ...e ate agora, nao vi nenhum desses velhinhos de cadeira de rodas dar um leve esboco de sorriso.
Depois do Code Mike, voltei para meus afazeres e uma secao de acompanhamentos bastante complicada pela minha ausencia e os calos e bolhas em minha mao ja denunciam que stou de volta a cozinha.
Hoje, paramos em Barcelona e nao pude nem dar uma olhadela, estamos entrando em Dry Dock que significa ficarmos parados em Marselhe para manutencao por dez dias, mas isso nao significa moleza - temos que ajudar os contrutores, carregar coisas pesadas e descarregar (por exemplo) algumas toneladas de rolos de carpete do guindaste.
Barcelona, mesmo vista de longe teve um apelo quase erotico para mim, daria de tudo para descer e dar uma volta pela cidade, senti como se estivesse em frente a minha casa e nao pudesse entrar, cheguei a ficar deprimido ao pensar que Barcelona estava la, vivida e pulsante bem na minha cara e eu nao poderia nem tomar uma cerveja em qualquer bar local, pelo menos ate o proximo trajeto que inclui a cidade.
Muitas pessoas ja desembarcaram (da tripulacao) e outras estao chegando e os animos estao mais amenos com a chegada a Europa, meus nervos estao ainda sofrendo com esta coisa de navio mas eu nao me deixo derrotar ainda, decidi hoje que pretendo terminar este contrato e gastar meus ganhos como um marinheiro bebado viajando pela Europa, sabe-se la quando terei a oportunidade de fazer isso de novo. Quero viajar, comer, beber e dormir o quanto me agradar durante essa viagem, quero voltar um porco gordo e rosado, depois dormir umas 45 horas direto em minha cama no Brasil.

2 comentários:

Anônimo disse...

HAHAHAHAHHA, muito bom,mas vc pode voltar mais como uma pantera cor de rosa gorda, hahahahahah.....Cadê o velho caçador das planícies do deserto do vale do pocinho, mais conhecido como sertão.....tomando cu de burrrroooo.....hahahahaha...abraços.....se cuida..........

O Estranho Mundo do Patto disse...

Rick, se me permite vou explicar para os leigos em culinária, como eu, (e me corrija se estiver errado) o significado de BRUNCH, Sabe aqueles filmes americanos quando uma típica família dos Estados Unidos se reúne à mesa pela manhã para fazer uma refeição à base de ovos e bacon, waffles e panquecas, sanduíches... Nada de cafezinho com um pãozinho com manteiga! Aí você pensa: "Mas isso é quase um almoço..."
Isso mesmo! Quase um almoço... Brunch é a palavra que explica tal refeição, do inglês, breakfast + lunch. Traduzindo... O brunch é uma refeição meio café da manhã, meio almoço... Tudo isso porque essa refeição geralmente é feita entre as 9 horas da manhã e as 13 da tarde.
Mas o que se come num brunch? Deixando os ovos com bacon americano de lado, essa refeição é parecida com um lanche da tarde... Além de tudo que se serve num café da manhã, num brunch você também pode ter tortas e mousses salgadas, sanduíches, folhados, waffles, canapés e panquecas e até um prato principal. As bebidas incluem de chá e café a sucos de frutas.
Mais uma coisa Rick se precisar de uma força extra aí, faça como Adam, príncipe do planeta Eternia, levante um cutelo (para o indiano) ou uma chaira de afiar faca (para o italiano idiota) e grite com todos seus dBs “Pelos poderes de Greyskull...” e saia rindo deles. Abraço

 
Zilek : Immobilier Vervins
Immobilier
Vervins