quarta-feira, março 04, 2009

Estrelado.

Como será ser um chef celebridade ?

Bem, imagino que nunca, jamais ter que esperar por uma mesa em qualquer restaurante (e talvez até de graça) já é uma grande vantagem, receber royalties por panelas, utensílios e cacarecos em geral também não deve ser mal, Jacques Pepin que o diga pois o cara assina cardápio até de parque de diversões se bobear...

Ser recebido na melhor mesa e saber que a galera dentro da cozinha está suando para agradar seu paladar exigente (enquanto o sommelier fuça a adega atrás de uma garrafa adequada só para você) me deixa longe de deprimido, aliás seria difícil esconder minha excitação - e será que tem que esconder ou pega mal salivar quando se tem estrelas ?? Acho que eu não esconderia.

Bem, ser bem-recebido em cozinhas que atualmente, não me deixariam entrar pela porta (nem de serviço) além de um exercício de curiosidade serve para aprender o que os caras estão fazendo de novo, que delícia, imagina só, o Troisgros dando aquele toque de amigo só para você ? (bem, desde que você possa corresponder, mas não é disso que estou falando). Ter seu programa de TV, poder viajar pelo mundo em conferências, comer no El Bulli sentado ao lado de Adriá... ...as possibilidades são infinitas se pensarmos que a celebridade em questão realmente chegou lá, sem dúvidas.

Esses chefs tem tudo, mas quantos de verdade continuam em suas cozinhas ?
Não espere que Anthony Bourdain vá preparar seu Filé no Les Halles, ele não vai até porque vocês não acham que ele já sofreu bastante ? E, para falar a verdade, se eu fosse ao El Bulli e não puder ver Adriá, não vou me surpreender porém não ficaria menos desapontado, claro, mas fazer o quê ? Será que eu me sentaria em meu escritório e não daria nem uma mexidinha naquele molho ? Será que isso é possível, não morrer acorrentado à um fogão nessa indústria ? Penso no que horas e horas de pé em um ambiente desértico e estressante farão à pernas de 50 anos e tenho arrepios, sinceramente não acho que conseguiria.

Bem, eu conheci alguns deles (não de perto, nem intimamente) ma saber que existem alguns com pés no chão, que ainda amam cozinhar e amam sua cozinha, que falam de igual para igual com suas equipes é reconfortante (apesar de saber que em dez anos eles poderão não estar em suas cozinhas) mas saber que estarão sempre por perto para vigiar seus cardápios, sua comida e o que os levou a cozinhar em primeiro lugar é mais que inspirador, é quase esperançoso. E torcer que não não comecem a patrocinar fast food, nunca, endossar nada que não seja... ...parecido com comida, melhor.
Como todos, ao entrar no restaurante eu rezo para o chef em pessoa chegar empurrando o carrinho à minha mesa, fazer o quê?

Mas se ele não aparecer e ainda assim a comida for dele (aquela, que ele sonhou, testou, experiemntou e imaginou), vou elogiar, contar à todos, dar uma festa e distribuir cópias do menu aos convidados - ah, isso eu vou.

Será que um dia viro celebrity Chef ? Algo me diz que não...
...mas se virar, não me espere empurrando o tal carrinho. Torça pela comida.

Nenhum comentário:

 
Zilek : Immobilier Vervins
Immobilier
Vervins