quinta-feira, outubro 20, 2005

Conforto.

O que significa "conforto" para voce ?
Para mim, significa aconchego, facilidade, seguranca, comodidade - uma geladeira cheia, uma cama macia e com o seu cheiro, o emprego no qual voce conhece todos e da bom-dia geral quando entra, rostos conhecidos no bar onde frequenta, seu carro na garagem e por ai vai...
Mas, comodidade e seguranca, por exemplo lembram o que ? Acomodacao, talvez ?
Estar acomodado significa estar num ponto aonde riscos nao serao tomados, uma trajetoria linear e continua em direcao a... ...ao mesmo lugar.
Tem dias que se pudesse, voce nao gostaria de jogar o computador pela janela, por uma gravata de mulher nua (igual ao Didi) e sair rindo da cara das pessoas ao te ver, vestir uma saia vermelha com saltos agulha combinando e ir pintar o cabelo, comprar uma bolsa Louis Vuitton so pelo prazer de saber que vai durar a vida toda, mandar seu filho adolescente a merda e sair rasgando com o carro (dele) com o som a toda, aproveitando que ele equipou tao bem ? Quem nunca teve isso, sera que alguem nunca pensa nisso ? Sera ?
Mas ao inves, quem se atreve a arriscar a unidade familiar, perder o emprego que odeia por nao poder achar outro, mudar de casa, de ares, de gostos ?
Enfim voce conseguiu aquela TV de 36" com super-mega-ultra stereo e um aparelho de DVD, o carro que nao eh uma Ferrari vermelha, mas eh um Corsa azul e eh seu, e uma promocao no emprego com a promessa do salario acompanhar toda a responsabilidade ? E quem nao quer isso da vida ? A namorada todos os dias te esperando cheirosinha com um copo de whisky na mao (mesmo nao pensando em casar, aonde voce acha uma mulher dessas por ai ?) e pensando bem, voce consegue mais e mais coisas a cada dia - coisas, pensa bem, o que se faria sem coisas ? Muita coisa.
E precisa ter muitas coisas para ir para a praia alem de um bermudao e vinte reais para a cervejinha ? e do que se precisa para estar ouvindo o radio e passar a musica perfeita para o por-do-sol que esta vendo ? Mas como nao se esta sempre vendo a praia ou o por-do-sol, tem que concordar que as coisas fazem parte da vida, que remedio ?
Mas digamos que desde cedo se trabalha, hoje em dia quem nao trabalha ? Desde cedo aprendeu que para ter sucesso na vida, a trilogia casa-carro-familia ainda era o melhor remedio (sabios os seus pais que sabiam disso desde cedo) e que se rolasse uma casinha de praia ainda que humilde, a gloria esta a seus pes.

Aparte disso, tente mais umas coisinhas e veja se sente confortavel.
Entre no boteco pe-sujo e faca amizade com todos a volta, o cara carregando uma enxada, o montador de cercas, fale com todos, sera que voce se daria bem ? Tente montar num touro mecanico (sei la aonde, acha um) e provoque o cara controlando e aproveite o voo que fara ate a parede mais proxima, mesmo dolorido, rindo pra cacete.
Troque de emprego, de area, passe a cozinhar, aprenda a ser chef de cozinha (aos 30 ?), saia sozinho num sabado a noite em uma cidade estranha e acabe numa lanchonete com tres estranhos, rindo, bebendo e conhecendo a fauna local, use todas as suas economias e viaje, para bem longe, aonde nunca pense em ser encontrado e faca tudo que os locais fazem - pague o almoco para dois balineses e faca com que eles pecam a comida e a cerveja, eles sabem o que eh bom, faca um novo melhor amigo Balines que vai te levar pra todos os lados (e pague, claro), tenha amigos diferentes de voce, se voce eh da cultura, faca amigos de bar e aprenda a falar baboseira, se voce eh do rock, conheca gente do Jazz, mude de casa e descubra o que eh importante para voce ao mobiliar sem muita grana, voce vai exatamente ao que eh importante pra vc (li uma vez que projetamos a casa como gostariamos de ser em vez de quem realmente somos), compre uma moto mesmo sempre tendo odiado motos, suba um morro, desca corredeiras em uma prancha em agua congelante (so para poder falar que amou mesmo odiando) Seduza uma pessoa estranha e pule fora antes de dar em alguma coisa, experimente todas as bebidas e comidas que nao conhece, ainda que seja para poder falar porque gostou/odiou depois, engorde de proposito, emagreca ate entrar no jeans. Quem seria capaz de fazer tudo isso ? Eu fiz, e tenho que contar - minha vida esta longe de ser resolvida, porem, longe de acabar, apenas penso que tenho tempo para resolver tudo que tenho pela frente de alguma maneira (se bem que, ninguem realmente liga pra o que vejo, faco e conheco, por que eu ligaria ? porque nao arriscar ?) mas eu criei a habilidade de encontrar conforto nas situacoes mais reveses possiveis. Nao que voce deva pedir demissao hoje e sair feito um desvairado pelas ruas, principalmente porque emprego esta dificil hoje em dia e sabemos que nao se pode levar as coisas assim, mas vontades vem e vao - e passam, a oportunidade tambem passa e dai ? Contar para os outros que quase pulou do Bungy Jump nao tem o mesmo efeito que descrever o salto, garantido. Mas os pequenos desafios do dia-a-dia ja sao um comeco para se abrir os horizontes, na proxima vez que passar em frente da loja de esportes, pare e analise quais horas da semana tem livres e o que faz delas ? Se preferir, use essas mesmas horas para parar no boteco pe-sujo bater papo, falar das mulheres passando, bater nas costas uns dos outros e ir embora para casa mais relaxado, ao inves de chegar naquele mau-humor que todos tem que aguentar.
Vale ate parar no caminho do supermercado e comprar uns queijinhos, uns vinhos que sua mulher adora e chegar em casa preparado para uma noite inesquecivel ( e dane-se que amanha vai pesar um pouco no cartao) mas essa mulher merece, e custa muito fazer um joguinho de seducao de vez em quando ? Eh que as pessoas, apos algum tempo nao se sentem confortaveis com isso.

O segredo eh encontrar conforto, fora da sua zona de conforto.

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
 
Zilek : Immobilier Vervins
Immobilier
Vervins