sábado, outubro 22, 2005

Pezinho na cozinha.

Ok, eu evito o assunto, mas chega uma hora que eu tenho que falar de cozinha, eu respiro, acordo e durmo com cozinha, facas, pedidos, receitas novas na cabeca e uma hora isso tem que escorrer para algum lado :
Com um pouco de grana e tempo, qualquer um pode fazer um bom prato, a diferenca entre nos (chefs, olha que pretensao a minha) e os demais felizes seres humanos que nao cozinham para sobreviver, eh que nos aprendemos a fazer muitas coisas ao mesmo tempo e truques que economizam horas, somos mais rapidos e informados apenas por fazermos isso da vida, ninguem mais tem a obrigacao de saber essas coisas enquanto cuida de filhos, trabalha e pensa que precisa pagar Imposto de Renda (nos tambem temos, mas nenhum chefe vai aprender contabilidade nas horas vagas)enfim, sabemos o que possibilita servir 50,60,70 pessoas ao mesmo tempo sendo rapido e com uma apresentacao linda que justificara a cobranca de 75% a mais do custo do prato.
Primeiro voce precisa de uma faca, mas nao uma faca qualquer, das opcoes mais baratas e de qualidade, uma Victorinox eh perfeita - Chef's knife de 22cm, larga para que voce nao corte os dedos, um descacador de legumes tambem da Victorinox que nada mais eh que um cabo que termina em uma ferradura e tem uma lamina atravessda no final, voce so passa pela cenoura e em segundos ela esta limpinha, para batata nao inventaram coisa melhor. Uma panela de macarrao eh uma boa (daquelas nao tao largas e altas, que caibam o macarrao inteiro (espaguete) dentro, e evite massas que nao sejam de granulo duro - compre Barilla que cutsa mais caro mas dizem que se eh o que se come, e se puder, Jamais cozinhe mais de 7 ou 10 minutos dependendo da instrucao da caixa.
Uma faquinha de tomate eh sempre util, serrilhada e da Victor. tambem (deve custar uns R$ 20,00 mas dura a vida inteira) e bisnagas de plastico, daquelas de catchup e tomate sao utilissimas para decorar e cozinhar. Um mixer (daqueles de cabo, nao de copo) que pode bater a sopa ainda na panela eh um otimo investimento e esqueca que existem processadores de alimentos inteiros de plastico, metal sempre eh a preferencia para qualquer utensilio que se pretenda que dure. Um batedor daquele de ovos, de metal e de varios tamanhos tambem seria bom, espatula de silicone e claro - um moedor de pimenta, daqueles bem bonitos, de madeira que da um ar de confianca e tradicao na coisa.
Trate a comida como uma coisa valiosa mas sem achar que eh de ouro, se ficar com muitos dedos sai sem sabor, tempera-se menos,cozinha-se menos, faz-se tudo menos do que deveria - meta a mao na massa mas nao espanque o marido tambem, se possivel, musica ao fundo e uma taca de vinho enquanto cozinha dao um prazer especial a coisa.
Carne, ou voce tempera apenas com sal e pimenta ou voce deixa marinando em tempero por um ou dois dias, esse negocio de ficar enchendo a carne de coisas um minuto antes de ir para o fogo nao funciona muito bem, comece a pegar pratica em molhos - vinho tinto com caldo de carne, Tomate com shiitake, tudo vale, mas adicione o sabor no molho, nao diretamente na carne (a nao ser que seja uma carne marinada no oleo e condimentos, misture tudo com oleo, sal pimenta, limao, mostarda, etc e deixe de um dia para o outro)e so abra excecoes para cominho, e outras ervas bem aromaticas que liberam sabor na frigideira e que coloram oleo, essas sim vao adicionar alguma coisa valida. Bife eh coisa de brasileiro apressado, quando comprar carne, ao inves de pedir 4 bifes finos para cada um como todos fazem, peca uma fatia grossa de carne para cada e cozinhe dois minutos de cada lado em frigideira e uns minutos no forno ate o ponto que desejar, ao inves de ter que fritar varios bifes em varias frigideiras (os primeiros vao esfriar) frite primeiro os mal-passados, depois os medios, etc.. e ponha todos no forno dez minutos antes de servir - irao todos pelando a mesa e mesmo que estejam medio-passados, eles reteram o suco da carne e estao umidos por dentro sem necessariamente estarem sangrentos (todo chef odeia bife bem-passado, pecado, abominacao contra a vaca que deu a vida por aquele pedaco de carne).
Pasta ? que tal sair do trivial ? Ao inves da bolognesa velha de guerra, que tal molho bechamel (branco) com nozes picadas (que custam nada fora do Natal) cebola picadinha, queijos variados por cima e uma boa gratinada no forno ? Ou entao ao azeite, em uma frigideira grande com bastante tomate fresco, folhas de manjericao frescas e alho a rodo ? Macarrao eh barato, bonito e enche a barriga (alem de serem calorias faceis de gastar) entao, macarrao sempre aos pacotes na despensa.
Frango, se for peito, do mesmo jeito que a carne e de preferncia dormido no tempero (nesse caso, pode, mas sem muito sal, limao e vinagre que ressecam) e cozinhe sempre com a pele, tudo bem que tem colesterol e tal, mas se vc checar em qualquer tabela, a diferenca eh tao pequena que vale a pena manter a pele ate antes de servir em funcao do sabor - e carne sem gordura, nao tem sabor.
Peixe, ou voce sabe o que esta fazendo ou nao sabe nada, aprova de erros : Limao, sal grosso, pimenta moida, ervas a gosto, manteiga daquelas de lata e papel aluminio ate ficar uma beleza... Peixes de ensopar tambem sao faceis, como Cassao (nao tenho cedilha aqui) que com tomate e leite de coco com uma pimentinha ardida dempre agrada, se for com um arroz e uma batatinha de forno ou em salada, gloria.
Sopas, o melhor eh arriscar quando estiver sozinho, e descolar uma receita quando for servir - as vezes combinacoes esdruluxas dao muito certo, e eu garanto que ninguem nunca soube que sopa de couve-flor e mostarda eh uma das melhores que ja tomei.
Para cortar qualquer coisa, segure a comida com as pontas dos dedos virados para dentro da palma da mao (como uma garra) e deslize a larga lamina da faca nas juntas dos dedos dobrados (tipo, quando se esta segurando uma tampa de vidro, passe a lamina (a parte nao-cortante) pelas juntas que tem depois dos nos das maos, nunca mais voce ira cortar as pontas dos dedos. E procure sempre deslizar a lamina ao inves de empurrar para baixo para cortar, faz-se menos esforco e fica bem mais facil manusear (pra isso vc gastou uma grana na faca nova), lave sempre a lamina da faca entre diferentes comidas, vegetais, carnes, e sempre use sapatos fechados ao manusear uma faca por mais de uma hora. Ja pensou na cena, ne ??
As bisnagas de plastico, sao uma para oleo, outra voce pode por vinho branco, tinto, etc.. as outras podem ser com oleo de paprika (ponha a paprica numa panela, deixe esquentar sem queimar mexendo com uma colher de pau, e adicione oleo, deixe esquentar sem fritar a paprica, deixe esfriar e ponha na bisnaga) que serve para decorar o prato com linhas vermelhas-viva, outro oleo verde, oleo de abacate eh uma boa, e uma bisnaga com qualquer tempero que se use bastante.
Quando voce puser a comida no prato, pode fazer uma rodela de oleo vermelho em volta (com a ponta do dedo tapando parte da saida) e colocar fatias de limao, frutas, folhas, na borda do prato para decorar. Viu ? Sua namorada vai morrer de tesao ao ver um prato desses na frente, equivale a 190 pontos no ceu do relacionamento.
Baixe muita receita pela internet, e tenha sempre umas duas ou tres que vc possa sempre praticar para nao ter erro.
De resto, faca tudo igualzinho sua Mae, Avo, Tia fazem - elas nao sabem os segredos de servir tudo ao mesmo tempo, nem de descascar 20 kg de batatas em 20 minutos, mas o empenho e o carinho que elas poem na comida, voce deve imitar sim.

Que saudades de umas comidinhas caseiras, daquelas, que se passam horas cozinhando para voce.

Um comentário:

Anônimo disse...

QUER CASAR COMIGO??? IMAGINA SÓ.... NINGUÉM (EU) MAIS SE DESGASTARIA EM FICAR PENSANDO OQ FAZER PARA O JANTAR!!! EHEHEH BJOS E SUCESSO!!!

 
Zilek : Immobilier Vervins
Immobilier
Vervins