quarta-feira, maio 21, 2008

Língua Universal

Língua Universal

Como em todo bairro, região, lugar, o navio tem sua própria língua (várias na verdade) mas existem palavras que são usadas por todos para designar coisas diferentes – muitas palavras soam latinas porque eles acham mais bacana, outras são coisas do Filipinos que misturam tudo, inglês, espanhol e tagalog, coisa para doido ver, eles começam a falar em inglês e logo depois o papo vira o Samba do Crioulo Doido.
Seguem alguns exemplos do que falo :

Babaloo – Louco, insano ou retardado mental, abestalhado.
Banana – Encrenca, confusão, repreensão (coisa fácil aqui); o chef executivo te pegou pré-assando steaks para só aquecer e servir ? BANANA pra você.
Paisano – Uma pessoa que é do mesmo país que você, seu compatriota, seu paisano.
“like rice” – Plenty like rice, alguma coisa em abundância; número de filipinos à bordo ? Like rice, como arroz, muitos.
Papae – Refeição, comida.
Papa – Cara, amigo; Hey papa, como està ?
Taka taka – Muita conversa, falação;
Disaster – como a palavra diz, desastre, caos, mas a diferença é que eles usam para tudo;
Why like this ? – quando a coisa está muito corrida, complicada ou difícil, fale esta sentença com uma voz fina e estridente dando ênfase ao thiiiis, porque tem que ser assim, satirizando o péssimo inglês da maioria das pessoas aqui.
Gimme chance, Papa – por favor, me deixe passar, ou abrir a geladeira, saia do caminho.
Foooock – enfim, fudeu.

Enfim, somos uma estranha comunidade, como na prisão temos nossas próprias regras, dialetos e pessoas de todos os tipos, às vezes é difícil de acreditar que somos quase cinqüenta nacionalidades em um único navio. Hoje, paramos em Kotor, mas não pudemos descer pois atracamos às três e os pasageiros saem antes, três excursões, e daqui a uma hora e meia eu trabalho (de novo) mas nestes quase três meses eu quase não acredito que eu não desisti ainda, devo ser mais resistente do que pensava, pelo menos me livrei da tortura de Bombay, mas na real, estou mais preocupado com os portos, esta semana, três dias em Veneza com tempo livre para sair a noite (só começo as onze da manhã no segundo dia) então vou atingir as ruas de Veneza como um rojão.
Tentarei não tomar um porre, mas não prometo nada.

2 comentários:

Anônimo disse...

Não se esqueça.... Beber, cair e Levantar...hahahahahah....sempre........

O Estranho Mundo do Patto disse...

E ao Levantar .... virar para atrás e esbravejar "Acompanha mas não empurre !!"

 
Zilek : Immobilier Vervins
Immobilier
Vervins