sábado, maio 24, 2008

Veneza. Beber, cair e levantar.

Veneza eh um sonho.

Ruelas misteriosas, Igrejas aos milhares, arte por todos os lados e a Piazza de San Marco - nao se pode ignorar Veneza nem deixar de ve-la apenas por ser "turistica", se bem que a unica coisa que estraga sao os proprios turistas, por toda parte congestionando tudo, a catedral eu nao pude ver pois iria ficar na fila de entrada por horas, sinto uma vontade imensa de gritar "ele ta armado" para ver se a fila desaparece mas contive e me contentei com a bela vista e as igrejas satelite em torno. Odeio turistas, mesmo sendo um, nao me sinto parte daquela horda de pessoas em conjuntos esportivos devorando sanduiches direto das suas mochilas com seus terriveis bronzeados pink, nao eu nao sou parte dessa corja. Eu sou muuito mais cool que eles para isso, simplesmente desprezo esse povo.

Dei uma volta durante o dia, tomei um sorvete ouvindo meu Ipod e andando feliz da vida pela Piazza, melhor de tudo isso, sem pressa pois sabia que a noite me esperava.
Na volta, uma chuva toleravel caia e parece que deixou tudo ainda melhor apos meses sem sentir o que eh andar na chuva despreocupado, senti-la na minha pele e refrescar um pouco minha tao perturbada cabeca que ainda pensa nos cinco meses restantes que tenho pela frente - Barcelona, 01 de Novembro, andarei para fora deste navio sem olhar para tras em direcao as minhas tao sonhadas ferias na Europa.
Trabalhei no Polo Grill e tentei me mandar o quanto antes (que acabou sendo onze e pouco da noite) as pessoas ja estavam voltando para o navio e eu andando a passos largos esperando encontrar qualquer distracao mundana, um boteco (que nao existe aqui) um restaurante nao tao fino (se voce nao pedir comida, eles te expulsam na cara dura) qualquer coisa servia, na Piazza de San Marco encontrei um bar moderninho (uma surpresa) pedi uma Heineken numa taca do tamanho da minha cabeca e puxei papo com dois americanos perdidos tambem, fomos ate um Jazz Bar ali por perto daquelas vielas e tomei mais cerveja, mas apos um tempo o bartender ao perceber que a minha sede nao passaria tao cedo, deu-nos copos descartaveis e rua. Paramos em uma ponte na frente do canal e ficamos admirando Veneza e bebendo - ate as quatro da manha, quando voltei cambaleante para o navio, cercando frango e com direito a um xixi em um beco daqueles com meu Ipod a toda, cantando, ganindo e uivando.

Acordei no pior dos humores, pus meu uniforme e descobri a cafeteria fechada (abstinencia de cafeina, pior que a ressaca) encarei o buffet no andar de cima, nao estava afim mesmo de ver os passageiros mas o dia passou e eu aguentei firme.
Hoje, vou sair de novo para a noite de Veneza, Deus me ajude pois ele ajudou a contruir Veneza e metade da culpa eh dele...

Estou podre de cansado, mas o apelo eh grande... ...sera que vou resistir ?

Beber, cair e levantar... ...igualzinho a tudo na vida.

3 comentários:

Anônimo disse...

É isso ai mesmo, beber cair e levantar,,,,,sempre.....aproveita mesmo.....abraçossss;;;;;

Anônimo disse...

Veneza é uma cidade única, "a mais inverossímil das cidades" - segundo Thomas Mann. Construída sobre as águas, pairando acima do bem e do mal, a realidade da antiga República Sereníssima "ultrapassa a capacidade imaginativa do sonhador mais fantasioso" - escreveu Charles Dickens.

Veneza é uma cidade que nasceu nas ilhas da Laguna Vêneta, no mar Adriático. Sua origem remonta ao século V, quando alguns habitantes da Aquiléia, cidade italiana importante na Antiguidade, fugiram dos hunos e se refugiaram nas ilhas pantanosas. A Aquiléia seria destruída por Átila em 452. Seus habitantes fundaram a cidade de Veneza, que foi construída sobre ilhas e ilhotas do Lido, uma lagoa protegida por um banco de areia. Á medida que crescia, as ilhas foram se interligando por pontes, as construções sendo erguidas sobre bases de pedras e paus. Os primeiros habitantes escolheram o lado mais exposto ao mar, o mesmo mar que moldou o caráter dos venezianos e que resultou na vocação para o intercâmbio que transformou Veneza no maior centro comercial marítimo do mundo, o maior porto de ligação com o Oriente e a África.

Em 827, os Venezianos trouxeram da Alexandria os restos mortais do Apóstolo São Marcos, que passou a ser o padroeiro da cidade e nome de sua praça mais famosa. A basílica começou a ser construída em 830.

Na arquitetura de Veneza se encontram elementos góticos, bizantinos, românicos, flamengos e clássicos. No início os palácios foram construídos segundo modelos orientais, tornando-se cada vez mais luxuosos. Em seguida fizeram novos palácios decorados por artistas como Tintoretto, Ticiano, Georgione e Veronese. A cidade, que possui 150 canais e 400 pontes, atingiu o seu apogeu no século XV. A República Sereníssima de Veneza existiu por mil anos.

Anônimo disse...

Barcelona , 01 de Novembro faltam 5 meses e 4 dias ou 156 dias ou 3.761 horas ou 225.660 minutos ou aproximadamente 13.539.600 segundos, isto é, falta pouco Rick !!

 
Zilek : Immobilier Vervins
Immobilier
Vervins