domingo, março 14, 2010

Arroz grudento e duro ? è comigo mesmo - Risotto para as massas !!!


Tudo em nome da preguiça.
Bem, hoje tudo foi de acordo - estou mais seguro e cozinhando no meu velho modus operandi, com direito a (leves) chiliques e não ferrando o maldito risoto, pergunto sem medo o que não sei e aquela sensação de "vou foder este pedido" está passando. O restaurante está começando a bombar mas tem um ritmo próprio ao que parece, não tem os atropelos e descargas emocionais dos outros em que trabalhei aqui no Brasil, a equipe é legal e as coisas estão começando a se encaixar, graças à determinação e paciência do chef.
Hoje, falemos de risoto, arroz arbóreo, que vira grude, vocês devem conhecer ou ter ouvido falar pelamordedeus, então, pré-cozinhe o seu risoto e banque o chef em casa sem ter que fazer ninguém esperar horas pelo seu risoto personalizado, já pensou ? Você vai cozinhar tanto risoto que vai querer ficar um ano sem olhar para o negócio...
Primeiro, pré-cozimento, puxe cebola picada à gosto em uma panela com azeite e adicione vinho branco (uma garrafa para cada kilo) e deixe em fogo médio mexendo loucamente até o vinho evaporar, tire o grude da panela e espalhe em uma assadeira para esfriar. Faça vários potinhos, com cebola picada, alho, manteiga em cubos, parmesão ralado, salsinha picada, ciboulete, presunto de parma, aspargos, e o que mais sua imaginação doentia quiser. Faça um caldo de galinha ou legumes (ok, pode ser de cubinho) e deixe reservado perto do fogão assim como todos os seus potinhos com mirabolantes ingredientes, pergunte aos seus convidados (um por um seu idiota, você não está em um restaurante) o que cada um quer em seu risoto, use porções de arroz de 180 gr. cada, puxe a cebola e o alho picados de seus potinhos, adicione o arroz mexendo, e vá adicionando caldo devagar,os ingredientes entram por ordem de tempo de cozimento, um pupunha em cubos entra antes de abobrinha em cubos que deverá entrar apenas antes de finalizar e o arroz deve estar al dente - quando achar que dá pra servir (sempre mexendo insanamente) jogue uns cobos de manteiga e um punhado de parmesão e mexa até incorporar acertando sal e pimenta senão vira arroz doce !! e bang !! Risoto express.
Detalhes como um punhado de salsinha ou cebolete ou coisas que tendem a morrer clorofila no cozimento entram no final, vale misturar purês para adicionar cor e sabor. Nem parece que você nunca fez mais que bife, mas sim, requer um pouco de habilidade para executar.
Sua festa vai ser um arraso, todos vão estar felizes, você lambuzado(a) de risoto e nem podendo sentir o cheiro do danado e ainda por cima vai ter que lavar panelas e pratos extremamente grudentos - risotos são feitos em, panelas médias de fundo grosso, não em frigideiras - se não rachar o crânio da vítima, essa panela não é boa. Evite mesmo, fazer em panelas de alumínio, se você chegou até aqui para ver este post, já está pronto para ter panelas decentes (gaste uma graninha !!) elas são lindas e duram uma eternidade.
Penso hoje, porque as pessoas gastam tanto dinheiro com celulares, roupas, carros, e muitas coisas que tem que arrastar por aí e reclamam de pagar 35 reais por um prato de comida decentemente executado e com centenas de anos em tradição ? Não precisa ser todos os dias (até porque, nem eu tenho coragem e grana pra isso) mas de vez em quando comer bem é quase que conhecer uma cultura diferente, um lugar e seus aromas, agricultura, hábitos e mais...

Nenhum comentário:

 
Zilek : Immobilier Vervins
Immobilier
Vervins