sexta-feira, março 19, 2010

Bouef aux poivre


Bouef aux Poivre - O nome já parece chique, cheira a chique e é chique.

Alguns usam filet mignon, eu particularmente prefiro bifes de Contra (mas tem que ser O Contra) mas a escolha é sua afinal.
Peça ao seu açougueiro bifes grossos, de 2,50 cms perfeitos, elimine um pouco da gordura deixando uma camada que não agrida suas coronárias (alguns chefs adoram gordura, esse não é o meu caso quando passo uma receita) e depois faça um Au jus de carne, peça ossos de perna de boi (ou vitelo) cortados e asse-as no forno por 40 minutos a 180ºC at[é que fiquem douradas,pegue uma panela de fundo grosso e salteie cenouras em cubos, cebola cortada em duas metades, aipo, e alho porró, após seus vegetais adquirirem coloração viva, despeje uma ou duas (depende da quantidade) garrafas de vinho tinto e um bouquet garni (o mesmo do pato), adicione os ossos ou trapaceie com um ou dois cubos de caldo de carne se você realmente não suportar ossos mas deixe esta mistura ferver em fogo baixíssimo até reduzir em dois terços ou a mistura cobrir as costas de uma colher (se perceber que não vai rolar, trapaceie de novo misturando um pouco de maizena em água fria e adicionando devagar sem parar de mexer) até que se forme um caldo espesso e bonito, amadeirado.
Agora, moa grãos de pimenta do reino, soque-os sem fazerem que virem pó, eu os coloco em uma frigideira e sento porrada com uma panela de ferro pesada por cima, mas crie seu método ! Seus vizinhos irão pensar coisas estranhas pelo barulho mas quando sentirem o cheiro... ...vão miar na sua porta ou comer pão com o cheiro.
Enfim, pegue sua pimenta e adicione seus bifes pré-lambuzados de um pouco de azeite e sal e pressione cada lado até que a pimenta faça crostas... ..parece ultra-forte, mas o resultado compensa - depois frite em uma frigideira com um fio de óleo fumegante por dois minutos cada lado e transfira para uma frigideira ou assadeira um por um, e enfie-os em forno pré-aquecido à 200ºC seguindo o seguinte tempo, varia de forno para forno, se o seu for o forninho da Barbie, vai levar mais... Ok, 5 mins mal-passado, 7 ao ponto e 9 bem-passado, guarde qual será qual e vá retirando.
ponha seus bouefs no prato e cubra com o molho que você fez com tanto carinho e sirva com o acompanhamento de sua preferência.
Variações : pode-se usar a própria frigideira que você fritou os bifes para fazer um molho, jogue vinho tinto e caldo de carne e reduza (ou trapaceie) coe e ponha sobre os filés, o au jus pode ser misturado à cogumelos pré-salteados, pimenta verde (daí, esqueça fazer o poivre, apenas frite seus bifes e ponha o molho) ou reduzido ainda mais para virar Demi-glace, mas o importante aqui é a sua receita preferida, como não ??
Apresente decentemente, galhos de alecrim são ótimos para decorar, mas nunca, nunca recomendo bem-passado vale lembrar, aprenda a comer carne ao ponto e honre sua vaca ou boi, que se tivessem a sorte de starem na Índia jamais iriam ter que parar em seu prato.

3 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Eu fiz o camarão. Ficou muito boa a mistura com o presunto parma.
E o melhor é que é simples e rápido.

Ricardo Pili disse...

Fico feliz de saber que estão testando !! vou postar mais, pode ficar tranquilo...

 
Zilek : Immobilier Vervins
Immobilier
Vervins