quinta-feira, março 18, 2010

Pague o Pato.


Eles são fofos, adoráveis, nadam, andam, banham-se e... são deliciosos.

Patos são tudo que uma galinha gostaria de ser mas não é, possuem uma camada de gordura maciça que torna a sua carne (escura) ainda mais saborosa e deliciosa - eles nasceram para serem comidos, é essa a dura realidade, toda vez que você pedir um, um anjo pato vai para o céu pois cumpriu sua missão.
Enfim, tenho uma receita de pato que é à prova de erro, arrange um pato inteiro, de preferência já limpo e sem entranhas (entranhas de pato não recomendo além do fígado, que dá ótimo patê) e esfregue carinhosamente sal e pimenta sobre toda a superfície e entuche uma mistura de cebola, laranja (com casca e tudo) e maçãs vermelhas em cubos dentro e deixe de um dia para outro na geladeira para obter uma marinada perfeita. Dia seguinte, asse em forno à 200 Cº por mais ou menos 40 minutos de forma que ele não asse completamente, deixe esfriar até o ponto em que possa ser manuseado. Agora, a hora da verdade - pegue seu pato, retire o recheio e guarde a gordura do fundo da assadeira e reserve, esta gordura contém todos os sabores maravilhosos que você precisa; faça um corte com uma faca bem afiada acompanhando a coluna do pato e vire-o, separe os peitos da cartilagem que está bem no meio cuidadosamente e acompanhando a carcaça até que ele se solte inteiro inclusive com a coxinha da asa (que você retirou, corte a asa depois da coxinha antes de assar) e faça um corte acompanhando a sobrecoxa nas costas do pato, com leve moderação de um serial killer ultra-intruído, solte a sobrecoxa bem na junção do osso à carcaça sempre preservando a pele, essencial, procure tutoriais com fotos na net se preciso. Pegue os peitos e sobrecoxas e reserve again, cozinhe um caldo com a carcaça adicionando água até cobrir, cenoura em cubos largos, Aipo em pedaços grandes, cebola cortada ao meio com cravos espetados,alho poró, faça um bouquet garni (tomilho, salsa, folhas de louro e grãos de pimenta enrolados em folhas de alho-poró, ou amarre-os em um pedaço de tecido limpo) e ferva tudo até ficar bem aromático, disponha seus pedaços de pato com a pele para cima em uma assadeira, despeje o caldo até a metade (deixando a pele exposta) e ponha cubos de manteiga em cima de cada pedaço de pato, cubra com alumínio e mais 50 mins. de forno à 180/200ºC. antes de servir tire o papel e deixe a pele dourar um pouco e lá se foi...
Use o restante (se sobrou) do caldo para um risotto (pode fazer de laranja, corte a casca da laranja sem a pele branca, cuidadosamente, faça em tirinhas, faça o risotto como eu ensinei e antes do final ponha as cascas, mexa bem, e antes de servir adicione o brie em cubos mexendo bem - se empapar muito, adicione mais um pouco de caldo. A gordura você pode usar para saltear batatas para servir junto.
Certa vez, vi duas crianças chorarem à mesa por descobrir que a skippy salad que estavam comendo era de carne de canguruzinhos e convenhamos, ninguém quer ser amigo de sua comida então se seus filhos vêem patos em parques ou etc, idolatram algum pato de desenho, melhor dizer que é franguinho, aparentemente frangos não têm o devido respeito como bichos de estimação (e são feios quando vivos...).
Tive a experiência de saber (durante a refeição) que Willy, o pintinho que ganhei no parquinho estava meses depois à nossa mesa e não como convidado, fiquei um tempinho sem comer frango...

Um comentário:

O Estranho Mundo do Patto disse...

Este será meu primeiro teste com suas receitas e depois te direi o resultado de preparar, cozinhar e saborear um Pato, não um Patto, He he he !

 
Zilek : Immobilier Vervins
Immobilier
Vervins